Sobre o grupo



Da informação ao conhecimento tem como princípio que a informação participa cotidianamente da vida humana, enriquece suas experiências de vida e propicia a participação consciente e crítica dos sujeitos nos seus respectivos universos culturais.

O Grupo situa-se na área da Ciência da Informação campo do saber interdisciplinar e socialmente responsável, por sua atuação e produção científica que atende as necessidades de informação e de tecnologia da sociedade.

Entende que a informação depende de pessoas, fundamentais para geri-la, de seus relacionamentos, da comunicação que desenvolvem, compartilhando-a para atingir resultados. Pessoas mobilizam recursos, tecnologias, fontes, serviços, sistemas, isto é informação, de acordo com suas necessidades para usufruir, apreender, ampliar, aprender e transformá-la em conhecimento tácito, existente nas mentes e manifestado em informação.


De 2010 a 2012 o grupo de pesquisa desenvolve estudos sobre Responsabilidade Social da Ciência da Informação apropriando-se de conceitos da área, ora se aproximando e se confundindo com os usados pela área da gestão, ora utilizando suas práticas sociais para desenvolver seu próprio conceito.

Entre 2007 e 2009 as pesquisas se voltam para a produção e a gestão das informações nas organizações produtoras e gestoras de ciência e tecnologia, e entre 2004 e 2007 ao diagnóstico editorial de periódicos científicos.

A divulgação das pesquisas ocorre por meio da publicação de capítulos de livros, monografias, dissertações, teses, e artigos abordando as temáticas. O conhecimento das experiências se estabelece por vínculos institucionais, por similaridades de áreas, pela interdisciplinaridade com áreas correlatas e parcerias com instituições públicas e privadas, possibilitadas pela iniciação científica e por trabalhos de conclusão de graduação, de mestrado e doutorado, e pela participação em bancas de avaliação, palestras, cursos e eventos.

Um comentário:

  1. O Seminário Políticas e Práticas Culturais atendeu as expectativas. Agora é fazer nossa avaliação, e pensarmos como poderemos fazer outro ainda melhor.
    Joana Coeli

    ResponderExcluir